Sobre   Contato Usuário : Não conectado
Ultima Atualização : 26/02/2012 Data : 26 de Outubro de 2014  
Maze
 Caboclas
» Cachoeira
» Cayçara
» Iara
» Jurema
 Caboclos
» 7 Cachoeiras
» 7 Encruzilhadas
» 7 Pedreiras
» Araribóia
» Arruda
» Cachoeira
» Cobra Coral
» Pantera Negra
» Pena Branca
» Rompe-Mato
» Tupinambá
» Ubirajara
» Ventania
» Vira-Mundo
 Ciganas
» 7 Facadas
» da Estrada
» das Matas
» do Pantano
» Gira Mundo
» Salomé do Egito
» Sarita
» Sulamita
 Ciganos
» Damiani
» Pablo
» Ramires
» Rodrigo
 Guardiãs
» 7 Encruzilhadas
» 7 Saias
» 7 Véus
» A Bruxa de Évora
» da Calunga
» Dama da Noite
» das Almas
» do Cemitério
» do Lodo
» Maria Farrapo
» Maria Molambo
» Maria Padilha
» Maria Quitéria
» Menina
» Pantera Negra
» Rainha 7 Cruzeiros
» Rainha 7 Encruzilhadas
» Rainha Domitila
» Rainha Rainha da Praia
» Rosa Caveira
» Rosa da Noite
» Rosa Negra
» Sete Rosas
 Guardião
» 7 Cachoeiras
» 7 Capas
» 7 Catacumbas
» 7 Covas
» 7 Cruzeiros
» 7 Cruzes
» 7 Encruzilhadas
» 7 Lira
» 7 Pedras
» 7 Portas
» 7 Porteiras
» 7 Sombras
» 7 Trevas
» Arranca-Toco
» Calunga
» Caminaloa
» Capa Preta
» Caveira
» Cigano
» Cobra
» das Almas
» das Matas
» do Fogo
» do Lodo
» dos Cemitérios
» dos Rios
» dos Ventos
» Ganga
» Gira Mundo
» João Caveira
» Mangueira
» Marabá
» Marabô
» Maré
» Meia Noite
» Mirim
» Mor
» Morcego
» Pantera
» Pedra Negra
» Pimenta
» Pinga Fogo
» Quebra Galho
» Quirombô
» Rei 7 Encruzilhadas
» Rei 7 Lira
» Serpente
» Tatá Caveira
» Tiriri
» Tranca Ruas
» Tranca-Tudo
» Tronqueira
» Veludo
 Malandros
» Maria Navalha
» Zé Pilintra
 Pretos Velhos
» Benedito Aruanda
» João das Almas
» João Ramalho
» Joaquim de Angola
» Maria Conga
» Maria Redonda
» Rei Congo
» Vovó Catarina
 Boiadeiros
» João Boiadeiro
» Navizala
» Tobias

Guardião Tiriri

(Fleruty) - de grande força para despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rios, apresentando-se como um homem preto com deformação facial, Também se apresenta com grandes traços orientais, anda de preto, com um gato preto ou um gato sianês, possui cabelos lisos como de japones preso como rabo de cavalo, e ele tambem possui uma capa preta e vermelha, possui tambem uma bengala ou uma bastão na sua mão. Ele vem na Linha de Oxalá.

Seu tiriri é um exu rebelde, de acordo com "lendas" ele se apaixonou pela filha de um rei, e o mesmo sabendo disto, o aprisionou numa torre!!!!

Mesmo sendo rebelde, ele também é um exu bastante sedutor, chama atenção de homens, crianças e hipnotiza as mulheres!

Caminhos

  • Seu Tiriri das Encruzilhadas
  • Seu Tiriri das Matas
  • Seu Tiriri dos Infernos
  • Seu Tiriri Menino
  • Seu Tiriri da Calunga
  • Seu Tiriri das Almas
  • Seu Tiriri da Figueira
  • Seu Tiriri do Cruzeiro
  • Seu Tiriri da Meia Noite
  • Seu Tiriri Cigano

Alguns Tiriris ao final do nome dão outro nome em africano, para especificar o tipo de Tiriri que comanda no Astral : Tiriri - Bará; Tiriri - Apavená; Tiriri - Apanadá; Tiriri - Lonãn, todos abaixo do comando de Exu - Tiriri.

Tiriri é considerado o "Senhor da vidência" ou aquele que vê mais além, por isto é um dos mais evocados em casos relacionados com adivinhação através de búzios, principalmente no Camdomblé.

Dependendo do tipo de Tiriri dependerá do tipo de Pombagira que o acompanha nos trabalhos. A parceira de cada exú se evidencia nas zimbas (pontos riscados), as quais são antigos símbolos, os quais representam o lugar onde vive o exú, seu nome e sua parceira como temas principais, também se podem ler nas mesmas partes da vida terrena deste exú. Os pontos riscados são a firme evidência de que o que está escrito nada pode mudar, isto se aplica também ao nome do exú, sua vida, moradia e parceira, nestes cultos os pontos riscados ou firmeza espiritual equivalem a Ifá para os cultos iorubá. Lamentavelmente, nem todos se capacitam no estudo dos simbolos sagrados e por isso muitas vezes somos tidos de que os assentamentos de Exú onde lhe dá nomes que não os pertence ou as vezes de uma parceiro que não lhe corresponde. Isto traz como conseqüencia que a pessoa que recebe a dita entidade, com o tempo acaba deixando desse templo, para buscar algum onde na realidade reconheçam seu nome ou parceira.

Caracteristicas

Bebida gosta de um bom whisky ou de bebidas fortes de boa qualidade
Fuma Charutos
Indumentária As vestimentas do Tiriri são geralmente capa, chapéu (as vezes boina com visor ou chapéu de aba alta), utiliza bastão (o bastão ou bengala, é entregue aos exús quando são "coroados" como chefes no ritual de quimbanda. Somente alguns exús utilizam bastãocomo arma pessoal que trazem da Aruanda), trajes geralmente em tons vermelho e preto (as vezes branco). Quando se tratar de algum trabalho nas praias ou com ciganos, entçao agraga tons azulados e motivos com outras cores. Se apresenta com muita habilidade e astúcia, é extrovertido, falador e as vezes irônico (como toda entidade de quimbanda).

Ponto Riscado Guardião Tiriri

Escudo Fluídico

Ponto Fluídico Guardião Tiriri

Esta entidade obedece à força deste escudo fluídico riscado com pemba roxa com um vértice ou ponta para o cardeal LESTE ou NORTE. O pano sobre o qual deve ser riscado deve ser de cor cinza-clara, cortado em forma triangular. Leva velas ímpares para pedidos de ordem puramente espiritual, ao longo da linha de saída que corta o dito triângulo e para pedido ordem material, com velas pares dentro do triângulo. Aceita álcool ou aguardente em copo de barro e charutos em prato de barro, acesos de lumes para fora, em leque. Aceita qualquer espécie de flores miúdas de tonalidades pardo-escura, etc., junto com galhos de vassourinha-branca por cima e ao redor de sua oferenda. Estas oferendas devem ser feitas às quartas-feiras, entre nove horas e meia-noite, sempre numa encruzilhada de quatro saídas ou caminhos, nos campos, capoeiras, etc., e nunca nas de ruas.

Pontos Cantados

Exú Tiriri - Rei dos Sete Cruzeiros da Calunga

Seu poder é: sobre a solidão,esperança,planejamento,meditação e saúde.

Seu poder negativo é: fazer as pessoas serem decepcionadas, julgadas, castigadas,amaldiçoadas e destruídas.

SEGUNDO ELE MESMO CONTA, VIVEU NO SECULO XVI, NA IRLANDA, COMO MERO CAMPONES,ERA MOÇO FORMOSO E HUMILDE .COMETEU O GRAVE PECADO DE SE APAIXONAR POR UMA BELA JOVEM,FILHA DO SENHOR FEUDAL DO CONDADO,SEU AMOR IMPOSSIVEL ,FOI CAUSA DE SUA DESGRAÇA,LEVANDO-O A MASMORRA POR VARIOS ANOS,ONDE CONVIVIA COM A FOME, TORTURA E TODO O TIPO DE DEGRADAÇÃO HUMANA.

SUA CONVIVENCIA COM A DOR,A PESTE,COLERA,LEPRA,TUBERCULOSE E OUTROS MALES O FEZ AO MESMO TEMPO CARIDOSO E REVOLTADO,POR TANTA DOR E SOFRIMENTO.

HOJE EXU QUE VEM PELA LINHA DA MAGIA NEGRA,TRABALHA PARA A CURA DE TODOS OS MALES E TODAS AS FORMAS CRUEIS DE VINGANÇA.

Prece de Exu

Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno.

Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de gênio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua Vontade.

Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.

Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem contudo poder negar-me ou recorrer.

Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado à exercer a descrença, a confusão e a ignominia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniqüidades que eles mesmos criam e, eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.

No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro nalgum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.

Aceito , sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.

Peço-Te, Oh, Pai infinito que lhes perdoe.

Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.

Perdoa-os, e torna-os bons, porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do Teu amor e a graça do Teu perdão.

Total de Comentários(27), clique aqui para adicionar um novo comentário
Responder
02/05/2013 05:30:22 por : Marcelo
Salve seu tiriri segundo informado nasceu junto comigo e até hoje o tenho sobre mim, por grande agrado salve seu tiriri
Responder
30/04/2013 04:47:14 por : Anthony cristian S.A
Clique aqui para ver o restante do texto
Responder
20/03/2013 06:24:56 por : ANÔNIMO
Oh! Bendito Exú Tiriri (Fleruty)! Agô! Axé, Axé, muito Axé...
Responder
07/01/2013 02:23:55 por : luiz henrique gonçalves
eu trabalho com exú tiriri das sete encruzilhadas ele deu um dia esse nome fleruty mais não desse jeito, pois foi falado por ele mais complicado de escrever por isso procurei e achei e era realmente o nome fleruty,ele deu também a idade dele de quando encarnado e como desencarnou.
Responder
21/12/2012 02:21:33 por : maiki
quem é que faz par com seu tiriri do inferno?
Responder
15/12/2012 12:05:42 por : RODRIGO RADAMANTHYS
QUE SITE DE BOA INFORMAÇÃO ESSE EXU É UM MISTÉRIO,MEU GUARDIÃO,MEU MESTRE TRABALHO COM ELE DESDE OS MEUS 15 ANOS E ELE É DESSE JEITO; SEMPRE QUIS SABER UM POUCO MAIS SOBRE ELE OBRIGADO!!!!
Responder
25/11/2012 12:03:00 por : gilvan
Primeiro meus parabéns por esse site.Gosto muito de Exu maravilhoso qe trabalho com ele ha varios anos,no começo eu nao sabia qem era ele depois qe descobri qem era,eu amo esse exu de paixao.e ele qem me avisa de tudo de bom e de ruim.Saravá Exu tiriri da calunga.
Responder
23/11/2012 11:47:34 por : torres
salve laroye Seu Tiriri da Calunga meu guardião.......
Responder
20/10/2012 08:25:27 por : ANÔNIMO
Saravá! Salve! Namastê! Ave! Shalom! Viva! Laroiê! Mojubá! Alupô! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Ave! Muito Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!
Responder
22/08/2012 12:54:35 por : daizi
ouçam o que o mestre Fleruty ensina ,prestem atenção em suas palavras,pois a luz da sabedoria esta nele.
Responder
22/08/2012 12:54:34 por : daizi
ouçam o que o mestre Fleruty ensina ,prestem atenção em suas palavras,pois a luz da sabedoria esta nele.
Responder
12/08/2012 07:15:05 por : ALFRED EUSTAQUIO FERREIRA
Me ajude meu Tiriri, me ajude
Responder
05/05/2012 03:27:30 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:27:27 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:27:26 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
14/05/2012 10:37:42 Resposta Postada por : wendel
tenho este exu , mas na minha casa ( ile) nao chamamos eles de exu e sim de ikuegum pq la e uma casa de ktu e exu e um orixa e por tanto minha yalorixa e filha de exu bara que meu pai , mas tiriri e um exu gosto muinto e lele meu anjo de gurada min avisa das coisas ruins e bos para que possa mim previnir nao tenho palavras para esta entidade tao sabia e grande axé . MOTUNBA A TODOS.
Responder
05/05/2012 03:27:24 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:27:23 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:27:22 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:27:19 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:27:18 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:26:14 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:25:53 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
05/05/2012 03:25:45 por : lucia
salve seu tiriri!! meu guardião e fiel companheiro,a todos q tem fé seu tiriri ajuda elaroie exu tiriri...
Responder
07/02/2012 03:47:24 por : betyna
quem é a moça que faz casal com EXU TIRIRI LÃNAN?,POR FAVOR ESTOU MUITO CURIOSA!
Visitas
3527532