Sobre   Contato Usuário : Não conectado
Ultima Atualização : 26/02/2012 Data : 24 de Julho de 2014  
Maze
 Caboclas
» Cachoeira
» Cayçara
» Iara
» Jurema
 Caboclos
» 7 Cachoeiras
» 7 Encruzilhadas
» 7 Pedreiras
» Araribóia
» Arruda
» Cachoeira
» Cobra Coral
» Pantera Negra
» Pena Branca
» Rompe-Mato
» Tupinambá
» Ubirajara
» Ventania
» Vira-Mundo
 Ciganas
» 7 Facadas
» da Estrada
» das Matas
» do Pantano
» Gira Mundo
» Salomé do Egito
» Sarita
» Sulamita
 Ciganos
» Damiani
» Pablo
» Ramires
» Rodrigo
 Guardiãs
» 7 Encruzilhadas
» 7 Saias
» 7 Véus
» A Bruxa de Évora
» da Calunga
» Dama da Noite
» das Almas
» do Cemitério
» do Lodo
» Maria Farrapo
» Maria Molambo
» Maria Padilha
» Maria Quitéria
» Menina
» Pantera Negra
» Rainha 7 Cruzeiros
» Rainha 7 Encruzilhadas
» Rainha Domitila
» Rainha Rainha da Praia
» Rosa Caveira
» Rosa da Noite
» Rosa Negra
» Sete Rosas
 Guardião
» 7 Cachoeiras
» 7 Capas
» 7 Catacumbas
» 7 Covas
» 7 Cruzeiros
» 7 Cruzes
» 7 Encruzilhadas
» 7 Lira
» 7 Pedras
» 7 Portas
» 7 Porteiras
» 7 Sombras
» 7 Trevas
» Arranca-Toco
» Calunga
» Caminaloa
» Capa Preta
» Caveira
» Cigano
» Cobra
» das Almas
» das Matas
» do Fogo
» do Lodo
» dos Cemitérios
» dos Rios
» dos Ventos
» Ganga
» Gira Mundo
» João Caveira
» Mangueira
» Marabá
» Marabô
» Maré
» Meia Noite
» Mirim
» Mor
» Morcego
» Pantera
» Pedra Negra
» Pimenta
» Pinga Fogo
» Quebra Galho
» Quirombô
» Rei 7 Encruzilhadas
» Rei 7 Lira
» Serpente
» Tatá Caveira
» Tiriri
» Tranca Ruas
» Tranca-Tudo
» Tronqueira
» Veludo
 Malandros
» Maria Navalha
» Zé Pilintra
 Pretos Velhos
» Benedito Aruanda
» João das Almas
» João Ramalho
» Joaquim de Angola
» Maria Conga
» Maria Redonda
» Rei Congo
» Vovó Catarina
 Boiadeiros
» João Boiadeiro
» Navizala
» Tobias

Guardião do Lodo

Exu do Lodo

É ligado aos Orixás das Águas, Yemanjá, Oxum e Nanã. Trabalha com as coisas que estão estagnadas, manipula as energias paradas, os processos sem andamento, sem horizontes. Promove grande limpeza e descarrego tirando as pessoas das doenças, principalmente as de pele, e das misérias. Possui grande poder mágico pois trabalha no encontro das águas com a terra e as pedras onde se forma o lodo, tirando destes elementos todo subsídio.

Pontos Cantados

Na prai deserta eu vi Exu

Então o meu corpo tremeu todo. (bis)

Acendi minha vela o meu charuto

Arrie minha marafo

Saravei Exu do Lodo (bis)




Pontos Riscados

Ponto Riscado Guardião do Lodo

Kimbanda

É o mesmo que Exu Nanguê da nação Keto. Este ancestral é o que devastou recentemente com lama uma região no outro lado do mundo. Provoca catástrofes naturais como lamaçais devastando tudo que encontra pela frente.

Muitos adeptos deste ancestral o procuram para destruir a vida de um inimigo querendo com ele que sua vida se torne miserável.

Lenda

Diz a lenda, que uma vez estabelecida a Kimbanda, Exú Rei e sua esposa, decidiram andar pelo mundo para verificar o trabalho que realizavam seus súditos (ou seja, os Exus) e dessa maneira, comprovar se eles eram fiéis no cumprimento as regras ou não. Para fazer isso, disfarçaram-se, ocultando seu ricos adornos para poderem passar despercebidos.

Em uma ocasião, Pomba Gira Rainha caminhando por uma trilha, defrontou-se com um enorme pântano, sujo e podre, o que lhe impediu de continuar sua ronda. (Não se esqueça que os Exus nunca voltam para trás, eles não caminham sobre os seus próprios passos).

Enquanto decidia como fazer para atravessa-lo, apareceu a sua frente um homem de estatura média, com o perfil de um ermitão, bastante despenteado e aparentando ser antisocial. Apesar de sua imagem sombria, coberta por uma enorme capa escura, parecia não coexistir com aquele lugar.

Ela se assustou bastante a principio, mas ficou lisonjeada com o gesto educado daquele homem, que rapidamente retirou a sua capa e jogou sobre o lago que ela pudesse passar, podia ver nos olhos dele um interminável desolação.

A Rainha caminhou por sobre a longa capa e seguiu seu caminho sem olhar para trás. Atônito, fascinado pela beleza desta estranha mulher que nunca tinha visto, mas eu estava certo, nunca se esqueça de, pela primeira vez tinha sido no amor. Ele não sabia quem era ELA. Ela não pode imaginar a sua ansiedade: não foi fácil ser o guardião daquele lugar. Nenhuma mulher gostaria de acompanha-lo no seu esforço. Como recompensaria sua educação e respeito ? de que maneira poderia melhorar a sua vida?

Após a conclusão da sua viagem, chegou ao palácio e disse ao seu marido o que ele tinha descoberto. "Existe um ser nobre - lhe digo - que cuida de uma pantanal imundo. Quando uma pessoa chega a esse charco pestilento, do nada ele vem e te ajuda a pessoa a superar obstáculos tremendos. Eu vi a tristeza em seus olhos para ter uma local como aquele para atendimento, mas, no entanto, faz o seu trabalho com cuidado e sem soluçar. Sua figura, curva, malcheirosa e bruto, mas é humilde e cortes.

Interessado no vizinho, Exú Rei queria convida-lo para uma celebração que iria fazer em sua casa para no final do mês. Sua intenção era premia-lo por sua abnegada dedicação à missão que lhe tinha sido encomendada e pelo respeito a sua esposa. E em sua busca, ordenou ao general de seu exército, Senhor Tranca Ruas.

Uma vez reunidos na Mansão Real, qual não seria a surpresa de Exu do Lodo ao notar que a esposa de seu soberano era a mulher que ele amou profundamente! E a dor, ao mesmo tempo, porque, em menos de uma fração de segundo deveria ser retirado de sua mente. Não podia sequer imaginar que, uma vez que ele sentindo-se atraído por ela.

Naquela noite, Exú Rei o condecorou e lhe deu a honra de se sentar-se à sua direita. E desde então ocupa este lugar, mantendo a base do trono de seu monarca.

Pomba Gira Rainha, em seguida, dá-lhe um lenço perfumado com seu aroma, e solicita que você guarde suas lágrimas, e depois, ao retornar para o seu local, jogue-o no meio do pântano. Ela lhe agradece pela respeito e ternura, e promete ajudá-lo a sair da solidão em que se encontra.

Naquela noite, enquanto voltava para o seu território, cabisbaixo, pensei: Como poderia ser feliz vivendo no lodo! nenhuma mulher queria juntar-se a mim em meu trabalho. Ao chegar, jogou o lenço sobre a lama e ficou a observar a lua que o cobria com a sua luz prateada. Saiam do lenço todas as suas lágrimas e espalharam-se por sobre o pantano, espalhadas como um colar de pérolas que desmanchava. Na manhã seguinte, ao observar o local onde ele tinha atirado o lenço tinha começado a crescer uma planta, e que as suas lágrimas dispersas, eram botões florais que começaram a pressagiar uma nova era. Era fim de inverno, e a primavera produzia milagres mesmo através da lama.

Foi a primeira vez reparou as flores. Considerou um presente de sua Sra. Rainha e pos-se a aspirar a fragrância do seu amor. Era o mesmo perfume de sua soberana, o qual, cuidaria a cada primavera.

Depois de algum tempo, a história repetiu-se com outro protagonista. Uma mulher que circulava por aquele mesmo caminho, e de repente estava próxima ao charco. Solicito como sempre, Exú do Lodo saiu de seu esconderijo e ofereceu-lhe o casaco dele. Ao olha-la, descobriu em seus olhos a simpatia que ele tanto buscava, e sem pensar duas vezes, cortou algumas de suas flores e ofereceu-as a linda mulher. Ela as aceitou, por sua vez, lançou uma gargalhada. Era, Maria Molambo, que desde então, passa a ser sua parceira e ficou a viver ao seu lado.

A moral desta história nos permite compreender os sentimentos mais profundos.

Quantas vezes devemos renunciar a alguns sonhos, reconhecendo que não podemos alcançá-los! E, que afortunados somos se podemos faze-lo, nos livramos de tantas dores de cabeça, de tantos contratempos, e que ao final, nos aguardam outras flores que possuem uma fragrância que ao senti-la, queremos te-la sempre ao nosso lado

A Educação, a obediência, o respeito e a renuncia de Exú do Lodo foram premiadass. Não somente se tornou o braço direito de Exu Rei, como também de toda a Kimbanda. Mas ele poderia encontrar o amor e ponha um fim a seus dias de pessimismo.

Isso aconteceu, de acordo com as entidades próximo ao inicio da primavera. Portanto, a celebração ocorre a cada 21 de setembro em todos os templos que tem como protetores os Reis da Encruzilhada.

Esta noite a festa é especial. Exú Rei volta a cada ano para reafirmar a sua atribuição ao seu leal sudito e o destaca com uma banda. Permanece junto a algum tempo e, no momento de despachar, eles caminham juntos para a porta do Terreiro, onde a direita do monarca, e sempre ajoelhado, espera a chegada da Pomba Gira Rainha. Uma vez que Exú Rei deu o passe a sua companheira, Exú do Lodo a toma pelo braço e juntos ingressam no salão de baile. sob uma chuva de pétalas de flores que os filhos de santo soltam no ar no momento, Saravando a presença de sua rainha, e aplaudindo, em ambas as entidades a quem paga seu tributo nesse dia à noite.

Total de Comentários(19), clique aqui para adicionar um novo comentário
Responder
14/04/2013 08:25:00 por : Alex Campos
Douglas gostaria muito de falar com vc pelo face tenho algumas duvidas sobre a linha de exu e gostaria de tirar uma duvida sobre um fato que acanteceu recentemente obrigado meu face é Alex Campos. Obrigado
Responder
14/04/2013 08:24:58 por : Alex Campos
Douglas gostaria muito de falar com vc pelo face tenho algumas duvidas sobre a linha de exu e gostaria de tirar uma duvida sobre um fato que acanteceu recentemente obrigado meu face é Alex Campos. Obrigado
Responder
12/04/2013 06:29:22 por : rosangelsilv
peço que seja desipada do meu cminho de minha cidade essas pessoas z. a. o. e j. b. s. e n. c. g. e raul c. m. m. e vilma de melo e maria o. c. assis e vera l. s e rita da casisia da luz e p promotor renato m. e que a juliana de uma briga com a marcia e zuleide que o sang corra por la' e peço que todo o mal que me desejarem voltem em drobo pra eles retire pro lodo a.d.d.m.e.traj.e.f. e marlene b.g.clovis simino e retire n.n.e cab marinho e cab jose'renato c. de s. r. c. peço com muita fep
Responder
01/01/2013 04:21:09 por : graciane
Olá, a todos ! Bem , estou sofrendo muito por causa de uns vizinhos que me provoca o tempo todo , gostam de musica alta, falam muito palavroes e ainda colocam todo lixo na minha porta. Agora estão mim ameaçãndo. Estou com medo de morrer, nas mãos deles, pois meu filho de 9, anos tem tido crise de choro constante e do nada , como se fosse uma especie de presentimento, ele diz que, tem muito medo que eu e seu pai morra. Uma amiga mim falou do Exu do Lodo , eu do meu jeito sem jeito começei a lhe pedir que por favor levasse essa gente para bem longe daqui. também já fiz diversas simpatia e fico anciosa acreditando no bo, resultado, mais esse povo do mal continua pintando o cete e nada acontece, estou desisperada mim ajude. eu não tenho condições de ir embora daqui porque ainda estou desenpregada. grande abraço. Amei o site!!!
Responder
29/11/2012 02:58:22 por : sambaladeji
tenho o previlegio de ser cavalo se exu do lodo, no começo estranhei pq nunca tinha ouvido falar, c o tempo me apaixonei por ele, e depois de ler sua lenda, mais ainda. laroiê exu do lodo
Responder
24/01/2013 06:02:05 Resposta Postada por : douglas
bom, graciane, eu li sua historia,e eu vou te dar um conselho, vc tem q procurar alguem q entenda do espiritismo, mas tem q ser alguem q saiba fazer d verdade, pq tem muitos sabidinho q so enganam os bestas, voltando ao assunto.vc fala com essa pessoa q vc encontre ai onde vc mora, pq um trabalho bem feito esses vizinho saem dai muito+++muito rapido e negocio d 15. ou 21 dias. bom eu sou um babalorixa, dependendo d onde vc mora, eu posso te ajudar, basta vc mim responder, se quer minha ajuda ou não. eu sou de arapiraca e mim chamo: pai douglas de yemanja. estou a disposição?
Responder
29/11/2012 02:58:21 por : sambaladeji
tenho o previlegio de ser cavalo se exu do lodo, no começo estranhei pq nunca tinha ouvido falar, c o tempo me apaixonei por ele, e depois de ler sua lenda, mais ainda. laroiê exu do lodo
Responder
15/05/2012 08:08:38 por : Adriana R
Ola nao seria um comentari seria uma duvida eu sou esprita, a 8 anos tenho 21 anos e sou filha de iansa com oxossi e sempre trabalheicom exu tranca rua e agora de uns tempos para ca eu estou passando mal na linha de exu do lodo e ontem eu virei de exu do lodo na gira de desenvolvimento desejaria que me dessem uma resposta para o que esta ocorrendo gostaria de uma opíniao . podem me paasar a resposta pelo meu email
Responder
24/10/2012 02:02:44 Resposta Postada por : pablo
eu espero como a aqua passa por mim eu vejo e sinto tudo ao meu redor antes de vc penca maldade ja sei oq vc vai fala paciencia e meu limite lerdeza e a minha esperteza pode enganar meu coracao mas nao eu por pedras e lagos ja sofri mas se vc para pra penca todos me veim como buro destruidor e azarado com a vida mas o lugar melhor q tem para se fortaleser e a natureza da onde vim como deus fez rios e lagos e a rocha onde todas sao um pedaco de pedra mas todas cao vivas e se alimentao de energia eu exu do lodo me fortaleco da sua fraqueza e doenca para q possa te deixar forte e saldavel
Responder
06/12/2012 08:54:26 Resposta Postada por : alisson
Bom né assim. é o mesmmo caso que eu !!!! sou filho de iansa com logum ede e carrego o exú caveira !!! o exú caveira ele trabalha na energia do Omolú.. e eu nao carrego omolu é normal assim o meu zelador dissi que nao importa o orixa de cabeça pra tem o exú nakela vibraçao entendeu ..... .
Responder
24/01/2013 06:12:06 Resposta Postada por : douglas
adriana R. eu li oq vc escreveu, e oq ta acontecendo eq os exus estam tentando passar a frente um do outro, no casa se o exu tranca ruas e seu exu de frente, o exu do lodo e um dos 7 exus q o exu de frente tras com ele, e no seu caso eq exu do lodo pode ser o verdadeiro exu da sua cabeça, e pode ter sido q o pai ou mãe d santo tenha errado no jogo e dado os exus errado pra vc. e isso mas alguma duvida, pode pergunta q eu respondo se quizer conversar mais e so mi adc, no face: douglas ferreira santos. ai eu tiro tds as sua duvidas sobre a linhagem d exu q e a quimbamda, viu. espero a resposta se matou a sua duvida?
Responder
03/04/2012 09:23:55 por : SUSANA
ME CHAMO SUSANA TENHO 33 ANOS E HA 3 SOU FEITA DE SANTO PELO LADO DE NAGÔ ESSE FOI UM GRANDE COMPANHEIRO DURANTE MEU APRENDIZADO DEVO A ELE COM SUA FORMA RUSTICA E AO MESMO TEMPO DELICADA. TRABALHO COM ESSE GRANDE SENHOR DESDE OS MEUS 11 ANOS DE IDADE E ME SINTO MUITO ORGULHOSA DE TER ELE COMO SENHOR DOS MEUS CAMINHOS. AGÔ MEU VELHO PAI.
Responder
14/04/2012 07:39:02 Resposta Postada por : Joao Vitor
Meu namorado recebeu esta semana meu Exu do Lodo, que se apresentou a mim, e disse esta muito fraco. Quero saber como cuidar dele e trabalhar junto a Ele para que possamos ajudar as pessoas.
Responder
24/03/2012 04:24:03 por : Cecília
O Exu do Lodo é um guia muito querido que sempre me ajudou principalmente nos momentos mais críticos e mais difíceis eu sou muito grata a ele por tudo o que me ensinou e me ensina até hoje, por todos os esclarecimentos que faz, por toda a sua dedicação àqueles que o procura.
Responder
24/03/2012 04:23:55 por : Cecília
O Exu do Lodo é um guia muito querido que sempre me ajudou principalmente nos momentos mais críticos e mais difíceis eu sou muito grata a ele por tudo o que me ensinou e me ensina até hoje, por todos os esclarecimentos que faz, por toda a sua dedicação àqueles que o procura.
Responder
20/03/2012 04:35:08 por : Ana Maria Muniz
Meu namorido recebe o exu do lobo e dia 19/02/012 ele recebeu no nosso apartamento da praia e me falou varias coisassó que eu não entendo o que ele fala, mas passando os dias a minha vida se transformou de maneira numca antes vivida, já faz 29 dias que estamos separados e eu lembro que o exú me falou que haveria uma separação mas no prazo de um mes e pouco ele voltaria pra mim e seria para sempre, mas eu estou muito triste na espera , Gostaria de saber se realmente ele vai voltar ou eu vou ter que esquecer ele .A gente está junto a dois anos e eu amo ele muito , muito mesmo. Exú metraga ele urgente para dentro da nossa casa com muito amor, carinho, tezão ,campanherismo, ternura com uma relação saudavel. te peço por favor.
Responder
27/02/2012 09:32:01 por : MARCIA
Bom dia e paz a todos os irmãos Sou um cavalo apaixonada pelo meu amigo EXU DO LODO, vou contar minha breve história com ele: Desde de cedo sou médum, e demorei muito para aceitar a Umbanda(antes era Espirita), um dia tive um sonho(não foi bem um sonho pois estava acordada) e se apresentou um homem, meio corcunda, que rangia os dentes violentamente ao falar, ele me disse que pertencia a minha coroa e seria meu EXU, mas que era assim que se apresentaria toda as vezes que se incorporava e se eu não teria nenhuma objeção, já que eu sou uma mulher muito bonita, respondi que não pois se Deus havia me dado o privilégio de te-lo como um dos meus guias, não importaria como, mas trabalharíamos pela caridade. Desde de então somos muito amigos, ele me ensinou pessoalmente como cuidar dele na Umbanda, os acentamentos que necessita para trabalhar e costumo me referir a ele como meu lindinho. somos grandes amigos.
Responder
14/02/2012 04:39:38 por : Pérola
Pesso ajuda a exu do lodo na realização do trabalho que realizarei
Responder
13/01/2012 10:31:31 por : luise
Tenho sofrido muito poiis tenho sido constantemente me sentido ameaçada pela infidelidade do meu marido.Pelos poderes de Exú do Lodo quero pedir-lhe que afaste essa vadia do meu caminho.Que assim seja.
Responder
14/04/2012 07:38:32 Resposta Postada por : Joao Vitor
Meu namorado recebeu esta semana meu Exu do Lodo, que se apresentou a mim, e disse esta muito fraco. Quero saber como cuidar dele e trabalhar junto a Ele para que possamos ajudar as pessoas.
Responder
28/12/2011 08:01:32 por : henriqui reina
tenho sofrido revés e mais revés da vida, trabalho muito e não consigo prosperar na vida , tenho sido lesado por pessoas próximas que me enganaram, não tenho tido sorte na vida. Fiz um bori e o pai de santo fez oferenda a exu do lodo e disse-me que ele está ao meu lado e que eu tenha paciencia que as coisas vão melhorar.
Visitas
3371206