Sobre   Contato Usuário : Não conectado
Ultima Atualização : 26/02/2012 Data : 20 de Abril de 2014  
Maze
 Caboclas
» Cachoeira
» Cayçara
» Iara
» Jurema
 Caboclos
» 7 Cachoeiras
» 7 Encruzilhadas
» 7 Pedreiras
» Araribóia
» Arruda
» Cachoeira
» Cobra Coral
» Pantera Negra
» Pena Branca
» Rompe-Mato
» Tupinambá
» Ubirajara
» Ventania
» Vira-Mundo
 Ciganas
» 7 Facadas
» da Estrada
» das Matas
» do Pantano
» Gira Mundo
» Salomé do Egito
» Sarita
» Sulamita
 Ciganos
» Damiani
» Pablo
» Ramires
» Rodrigo
 Guardiãs
» 7 Encruzilhadas
» 7 Saias
» 7 Véus
» A Bruxa de Évora
» da Calunga
» Dama da Noite
» das Almas
» do Cemitério
» do Lodo
» Maria Farrapo
» Maria Molambo
» Maria Padilha
» Maria Quitéria
» Menina
» Pantera Negra
» Rainha 7 Cruzeiros
» Rainha 7 Encruzilhadas
» Rainha Domitila
» Rainha Rainha da Praia
» Rosa Caveira
» Rosa da Noite
» Rosa Negra
» Sete Rosas
 Guardião
» 7 Cachoeiras
» 7 Capas
» 7 Catacumbas
» 7 Covas
» 7 Cruzeiros
» 7 Cruzes
» 7 Encruzilhadas
» 7 Lira
» 7 Pedras
» 7 Portas
» 7 Porteiras
» 7 Sombras
» 7 Trevas
» Arranca-Toco
» Calunga
» Caminaloa
» Capa Preta
» Caveira
» Cigano
» Cobra
» das Almas
» das Matas
» do Fogo
» do Lodo
» dos Cemitérios
» dos Rios
» dos Ventos
» Ganga
» Gira Mundo
» João Caveira
» Mangueira
» Marabá
» Marabô
» Maré
» Meia Noite
» Mirim
» Mor
» Morcego
» Pantera
» Pedra Negra
» Pimenta
» Pinga Fogo
» Quebra Galho
» Quirombô
» Rei 7 Encruzilhadas
» Rei 7 Lira
» Serpente
» Tatá Caveira
» Tiriri
» Tranca Ruas
» Tranca-Tudo
» Tronqueira
» Veludo
 Malandros
» Maria Navalha
» Zé Pilintra
 Pretos Velhos
» Benedito Aruanda
» João das Almas
» João Ramalho
» Joaquim de Angola
» Maria Conga
» Maria Redonda
» Rei Congo
» Vovó Catarina
 Boiadeiros
» João Boiadeiro
» Navizala
» Tobias

Caboclo Tupinambá

Caboclo Tupinambá

Caboclo Tupinambá das Sete Matas

Lenda

No meio de uma caçada na matas, Tupinambá, levou uma pancada na cabeça não se sabe o que foi, ele ficou desacordado por muito tempo.

Estendido no chão os insetos começaram a picar-lhe e isso fez com que levantasse um mau cheiro atraindo mais animais, um desses animais feroz, foi direto atacar o corpo do índio,quando para surpresa do animal,uma serpente pulou em cima desse animal, no meio dessa gritaria entre a cobra e o animal, o índio acordou assustado, e logo pegou sua faca que carregava na cintura, e atacou o animal, matando-o.

Rapidamente ele e a serpente se afastaram um do outro, mas sem tirar o olhar um do outro, então ele começou a caminhar de um lado e ela do outro, ele estava com medo que a cobra desse o bote, e ela com medo dele matar ela, isso dourou horas de caminhada, ate que ele começou a perceber que ela o ajudava a caçar.

Quando ele sentia perigo, por algum motivo, a serpente ia à frente dele, servindo de isca, e quando o animal ia atacar a cobra, ele matava-o. Eles começaram a ficar tão próximos um do outro, que ele carregava ela no braço, como se fosse um bracelete.

Por ter ficado muito tempo desacordado, Tupinambá, se perdeu nas matas, pois os matos cresceram e as marcas deixadas por ele desapareceram, enquanto eles andavam no meio da mata procurando a saída, a serpente o levou até a morada das cobras, e La elas ensinaram o segredo delas, e as magias para salvar, e nisso elas subiram no corpo dele, curando as feridas, causadas pelos insetos, ele passou a conviver com elas, até que um dia ele se surpreendeu com um ataque da cobra coral, isso aconteceram várias vezes, ela tinha ciúmes dele com as outras cobras, isso foi criando rincha entre os dois. Para provocar a coral, o índio a imitava, até nessa brincadeira ela atacou ele, e acabou matando ela, então ele catou o couro dela e colocou na testa dele, simbolizando ele.

Quando as serpente viram, elas aceitaram, mas as outras coral, não e permaneceu a rincha entre eles. Nisso a serpente foi mostrando para ele as sete matas, ele começou a conhecer as matas como a palma da mão, cada mata tinha seus segredos, as pessoas olham as matas e pensam que a mata é uma só por ser muito grande, mas não, ela é dividida em várias partes, até chegar ao centro da mata vigem, e de tanto eles andarem para lá e para cá, que ele começou a se se lembrar do caminho de sua aldeia, a alegria dele era imensa.

Más para a sua tristeza durante o tempo que ele ficou perdido nas matas, a aldeia dele foi invadida por caçadores, e queimada, matando a mãe dele, antes disso eles usaram e abusaram da mãe dele, e o resto de sua família foi embora dali, com o povo da aldeia, Ele não quis ir atrás deles, preferiu ficar ali, com a sua mais nova amiga, a serpente, já que ela não desgrudava dele. Ali ele montou uma cabana para eles,permanecendo sozinho por pouco tempo,pois assim que as índias viram aquele índio tão bonito,sozinho, quiseram fazer parte daquela mini aldeia,e isso fez com que atraíssem mais índios,formando famílias,Tupinambá se tornou um índio muito triste de poucas palavras,sem perceber aquela mini aldeia se tornou uma grande aldeia,toda as enfermidades que surgiam,eram eles que preparavam os remédios e curavam as pessoas.O carinho entre o índio e a cobra,fez com que eles conseguissem se comunicar pelo pensamento,e nisso ele sentiu quando ela nomeou ele como Tupinambá das sete matas,pois é o único índio que conhece as sete matas e os segredos dela,muito emocionado ao sentir essa vibração de amor e carinho,ele fez uma reunião entre o povo dele e passar essa homenagem para o seu povo.

Com o passar do tempo, a idade foi chegando e a tristeza aumentado, ele sentiu que iria morrer preferiu não se despedir de ninguém então se isolou na mata, sentando de baixo de uma árvore com a cobra grudada no braço, e ficou ali com seus pensamento e a cobra, a sua morte não demorou muito e chegou só que antes dele falecer a serpente faleceu primeiro.

Depois de muito tempo que estava falecido, ele encontrou seu amigo, que era chefe da aldeia onde ele foi criado com muito amor e carinho, a alegria dele nascia de novo, e passou a trabalhar com ele fazendo a caridades nos templos de umbanda e centros espíritas. Vendo todo trabalho do índio,como ele fazia caridade com amor,com a permissão de oxalá,ele falou ao caboclo:

A partir desse momento você vai ter sua própria linha de trabalho, pode escolher sete espíritos, que você tem a permissão de oxalá, sem palavras ele, falou da vida dele, na terra, sendo que o chefe dele já sabia então ele falou que queria ir atrás do espírito da cobra que tanto o ajudou. E eles foram,ao chegar lá, ele viu uma linda cabocla vindo ao encontro deles,e ele sem entender nada,ela começou a explicar tudo.

A serpente em vida foi uma linda cabocla, mas ainda jovem foi estuprada, e jogada nas matas por caçadores, e com o corpo estendido no chão, todo machucada, as cobras vendo aquele corpo todo ferido, começaram a passar por cima, do corpo dela como os outros animais, e com a magia das cobras elas curaram as feridas e do corpo dela e da alma, só que ela não agüentou e acabou falecendo, mas o espírito dela preferiu ficar ali com as cobras, pois durante o dia ela dançava e cantava para atrair os homens, e levando eles, no meio da mata para ficarem perdidos e serem comidos pelos animais, no mesmo jeito que ela foi isso ela fazia por vingança.

Depois ela voltava a ser cobra, Só que ela conheceu o índio, ele ensinou a ela a amizade, o carinho e respeito, a fazendoela esquecer a vingança, que ela trazia no coração dela, e quando ela faleceu sem eles saberem, ela foi despertada do sofrimento, fazendo com que o espírito dela fosse por um caminho de luz.

Ele explicou a intenção dele, de fazer a caridade nos templos de umbanda, e ela aceitou. Não são todas as pessoas que trabalha com o caboclo que traz ela junto,a pessoa é escolhida por oxalá .Ela é uma cabocla de descarrego,e ele é um caboclo de trabalho,quando ela vem na umbanda,ela solta o brado dela ,ou seja o som de uma serpente demonstrando o amor que ela sente por ele.

E ele o piado da cobra coral demonstrando o desafio que ele teve com a cobra coral por causa da serpente, que hoje traz o nome de Cabocla Currupira.

  • Essa história foi psicografada pelo espírito do caboclo Tupinambá das sete matas, ela foi registrada em cartório e a única dona dessa história é Telma Rosana
Total de Comentários(29), clique aqui para adicionar um novo comentário
Responder
30/07/2013 10:58:05 por : maria josé
Li o testo gostei bastante, parabéns!.
Responder
09/06/2013 07:34:09 por : caros
graças a deus sou aparelho de tupinamba o tupinamba q rege na minha coroa é razão pura
Responder
14/02/2013 12:32:26 por : Celso
Olá Boa noite; Gostaria de publicar esta história em nosso site, mas antes preciso de sua autorização ; Grato pelas informações e belíssima história !!
Responder
20/01/2013 11:23:01 por : mamis
ontem na festa de oxossi,uma cabocla desceu em mim,logo depois de seu tupinamba,ela fazia movimentos com a mão como se fosse uma cobra,mas não deu o seu nome,assim me disse o ogam da casa .Será que você pode me dar algum esclarecimento sobre ela?Desde já agradeço pela informação.
Responder
10/11/2012 09:33:39 por : luana
veridicamente respondeu algumas duvidas. obrigado tupinamba e a sua companheira.
Responder
10/11/2012 09:20:31 por : luana
veridicamente respondeu algumas duvidas. obrigado tupinamba e a sua companheira.
Responder
10/11/2012 09:19:18 por : luana
veridicamente respondeu algumas duvidas. obrigado tupinamba e a sua companheira.
Responder
02/12/2012 05:12:30 Resposta Postada por : jaciara maria de araujo bulcão
eu so tenho agradeçer aos guias espirituais e principalmente ao caboclo tubinambé pois frequento um a centro espirita onde ele é o dono da casa obrigado caboclo TUBINAMBÁ que o pai OXALÁ permita que sua luz ajude a muitos que se encontram no escuro e nas trevas
Responder
09/01/2013 11:30:48 Resposta Postada por : Rodrigo Lírio
Essa história me comoveu bastante, pois sou médium do Terreiro de Pai Benedito de Aruanda e trabalho com Caboclo Tupinambá. Obrigado
Responder
10/11/2012 09:19:05 por : luana
veridicamente respondeu algumas duvidas. obrigado tupinamba e a sua companheira.
Responder
10/11/2012 09:10:17 por : luana
veridicamente respondeu algumas duvidas. obrigado tupinamba e a sua companheira.
Responder
06/11/2012 12:04:44 por : felix nascimento
Sou uma pessoa feliz por conhecer este grande caboclo Tupinamba,Deus me deu essa feliscidade pois sempre converso com ele,abaixo de Deus,Tupinamba e Preto Velho sao meus protetores, que Oxala nos abencoe.
Responder
06/08/2012 06:05:23 por : Concheta alves
Agradeco em primeiro lugar ao meu Pai Oxalá, minha Mae Iansa por permitir a receber caboclo tupinamba . Agradeço pelo ensinamento de cada dia na minha religião que e a Umbanda. Concheta Alves.
Responder
20/07/2012 10:58:10 por : maria natividade de lima
graças a deus meu pai seta branca faço parte da doutrina espirita VALE DO AMANHECER e com todo amo tenho o caboclo TUPINAMBA como meu mentor,e VOVÓ CATARINA DE ARUANDA,E A CABOCLA (PRINCESA CAYÇARA) SALVE DEUS SOU MUITO FELIZ.
Responder
08/04/2012 01:42:03 por : jose augusto
OK Caboclo Tupinambá, que com a permissão de nosso Pai Oxalá eu incorporo com muito orgulho.Esta lenda é linda e me sinto muito honrado em pertencer a esta linha de trabalho.Saravá nossa querida Umbanda.
Responder
08/03/2012 04:18:54 por : Gilberto Spacov
Uma belissima historia de vida e pós vida....há muitos anos atras em uma mediun, esse maravilhoso Caboclo Tupinambá, disse que um dia iria trabalhar comigo, assim que eu estivesse pronto, não vejo a hora, que nosso Pai Oxalá lhe cubra de luz e força!!!
Responder
12/02/2012 03:43:51 por : Marciely Almeida
e muito linda a lenda do caboclo tupinamba tenho a graça e a honra de trabalhar com esse caboclo. e um grande pai
Responder
10/02/2012 01:23:47 por : RAQUEL
linda história de amor e união quem dera o ser humano mesmo o sendo diferente fossem tão unidos na amizade e no amor continue publicando ois gostaria de saber todas as histórias de orixás e se possível exus e ciganos
Responder
25/01/2012 10:50:08 por : Valíria
Adorei conhecer a história da minha entidade que eu recebo na minha casa de religião... Fiquei muio grato por isso Telma!! Muita luz e Proteção pra ti.
Responder
15/01/2012 10:29:06 por : marcia maria colares
Lindissima a estoria do caboclo Tupinamba....Parabens Telma em muito me esclareceu. Feliz 2012
Visitas
3153556